No dia 20 de Maio, aconteceu mais um das reuniões da PADA, foi realizada as 13:20hs, nas dependências da casa de Jaidelson M. Souza, em Jardim São Paulo, bairro da região metropolitana do Recife- PE.
Começamos a reunião numa homenagem às mães, considerando que uma semana antes foi comemorado o Dia das Mães. Na ocasião lembramos das mães presentes e as mães já ausentes por não estarem mais nesse plano de existência.
Chamada em Homenagem ao Dia da Mães
Na reunião estiveram presente: Arnaldo Luís, cuja mãe falecerá ainda esse ano, e que também recebia muito bem nas vezes que íamos a sua casa(eu ia mais — não era comum reuniões na sua residência), sempre com alegria. Jorge Luiz, nascido no Rio de Janeiro, a carreira militar, que o fez sargento de carreira. No ano de 1994 fomos a Bienal do Rio de Janeiro para representar a PADA com as revista Prismarte #5 e Croquis #0, mas só foi possível passarmos uma semana, lá, porque fomos muito bem Recebido por sua mãe e seu pai, (ambos já falecidos). Eu (Milson Marins) e Fábio Cassiano. Formos tratados como filhos. José Valcir, não estava na reunião, estava para ir quando teve que acompanhar seu filho numa cirurgia, também esse ano teve a perda de sua mãe, Severina Ramos da Silva, meses antes, seu pai, José Júlio da Silva, havia falecido. Tendo duas perdas inesperáveis. Mas o que vem a memória da mesma forma sempre formos bem recebidos. Eusébio Munõz, também presente na reunião, também perdeu sua mãe, Cosete de Lourdes, mas que conheci, e percebi o quanto ela se preocupava com o seu filho. Presente, inclusive na reunião, estava a mãe de Jaidelson M. S., Josefa Maria de Souza, que foi nosso anfitrião nessa reunião. Sua mãe, nos anos 80 também nos recebia com muito carinho, pudemos expressar nosso agradecimento. André Gomes não esteve presente, por motivo de força maior, mas também deixamos subentendido que a homenagem foi para sua mãe Luiza Gomes Torres. Marcos Lopes faria sua participação na reunião de forma on-line, mas não foi possível. Mas fica a homenagem a sua mãe, que ainda está viva, D. Quitéria Gomes da Silva, que também conheço, e sempre me recebeu muito bem com toda alegria. Eu, que tenho minha mãe ainda presente, Maria José da Silva Marins, também deixo meu agradecimento, pela paciência de nos receber em sua casa, onde a maioria da reuniões aconteceram no bairro de Ouro Preto, em Olinda, PE. Ainda hoje ele recorda de grande parte dos amigos que lá passaram e ainda mais esses que continua a produzir.
Na reunião que tivemos a presença de Arnaldo Luiz, Jorge Luiz, Jaidelson M. S., Eusébio Munõz e Eu (Milson Marins).
No início do edital da reunião, o assunto foi sobre o administrativo, os grupos de trabalhos, que já tinha sido arrolado em reuniões passadas, mas precisava se já desenvolvida. Para esses grupos iniciarem seria preciso de aulas em vídeos e pdf tutoriais. Mas uma vez firmei meu compromisso de viabiliza isso.
O segundo assunto a ser tratados, foram as obras que já havia sendo conversadas no grupo whatssap, e mais que isso, que vem sendo desenvolvida as edições da Prismarte #71 e 72. A Prismarte #71 que terá como autor principal André Gomes(que não pode estar presente), mas que já até está sendo preparada um capa com certa antecedência por Jorge Luiz, sob orientação do autor da obra, que não vou citar ainda. Já na Prismarte #72, tivemos a grata surpresa de Marco Lopes, desta vez não com sua habitual produção do personagem Zé Coruja, mas com uma história de ficção cientifica. Esse assunto foi bem recebido na reunião.
Nesse mesmo tópico, falamos, no sub tópico, tratamos sobre obras de domínio publico, as formas que seriam tratadas. Também tratamos de publicação de livros novos, de terceiros ou obras em domínio publico.
Por fim, o último assunto foi sobre quadrinhos on-line, considerando os motivos de ter obras on-line como estratégia de marketing, que claro não vou citar aqui, mas que discutimos como fazer para tonar isso concreto e atrair mais leitores e pedidos. Ai houve concordância de métodos e discordâncias que serão amadurecidas ao logo da concretização deste projeto.
Comentários
Postar um comentário