Onde está JORGE LUIZ, autor de HERÓIS, DESCANSO e JOÃO NINGUÉM, na PADA nos anos 90

 


Nos anos 90, quando a PADA publicou uma sequência de revista PRISMARTE, com tiragem de 1.000 exemplares e com distribuição em bancas. Naquela época JORGE LUIZ, um autor de nível técnico e também artístico de qualidade, se juntou ao grupo e publicou nesse período. Mas após metade nos anos 90, não tivemos mais contato com ele.

DESCANSO DE JORGE LUIZ (roteiro e desenhos)
JORGE LUIZ, carioca, que veio casado servir aqui em Pernambuco, na época era militar de carreira, pois já era sargento do exército, era topografo e fazia parte de uma divisão de topografia que fica próxima ao 7º GAC, que até hoje ainda se faz presente em Olinda-PE.

JORGE LUIZ, era um do desenhista com traços dos mais técnicos que estava na PADA! Usava muita perspectiva nos seus desenhos e proporções bem reais e detalhadas. Ele nos surpreendeu pelo grande número de páginas de seus projetos, que acompanhamos a produção e foi finalizado, e cujo título foi: HERÓIS. Que conta a história de uma expedição de astronautas que enfrentavam os desafios das viagens espaciais.

Na segunda fase da PRISMARTE em 2003, quando voltamos a publicar, lançamos 10 edições da revista. Esse ano, foi quando tivemos o maior numero de quadrinhos publicados por ano. E nessa sequência de obras publicamos “HERÓIS”, que devido ao grande número de páginas, dividimos em duas edições, com duas partes.

PÁGINA DE JOÃO NINGUÉ - JOSÉ VALCIR (roteiro) e JORGE LUIZ (desenhos)

Outra boa obra que JORGE LUIZ(arte) produziu ao lado de JOSÉ VALCIR(roteiro), foi JOÃO NINGUÉM, que foi uma história de cunho social que publicamos no ano de 2003, mas como HEROIS, foi desenvolvida nos anos 90. JOÃO ninguém conta a história de um jovem que diante de problemas gravíssimos de seu pai e desempregado nesse momento difícil, resolve ir a Brasília fala com o presidente. Mas chegando lá é confundido e o trágico acontece.

Mas voltando aso anos 90, o que marcou a presença de JORGE LUIZ, foi em DESCANSO, uma história de humor que foi publicada na PRISMARTE 4, cujo destaque da edição foi O BOTE DA CASCAVEL de JOSÉ FLÁVIO e ZENIVAL e ainda foi a estreia do hoje clássico AMARO CAMARAJIPE na hq BANG BAT!, escrita por MARCELO SCHMITZ(criador da série) e EUSÉBIO MUNÕZ(desenhos).

Em 1994 publicamos a PRISMARTE #5, e saímos da capa monocromática para capa colorida, graças ao investimento da Gráfica e Editora HOST, cujo dono é ARTHUR HOST um alemão que residia em Olinda, que decidiu investir nos nossos quadrinhos. Nesse ano, aconteceu a BIENAL INTERNACIONAL DE QUADRINHOS NO RIO DE JANEIRO(RJ) e tínhamos como estratégia ir ao evento lançar essa nova edição lá. E foi através de JORGE LUIZ que falou com seus pais que conseguimos um hospedagem sem custos, e eu(MILSON) e FÁBIO CASSIANO, viajamos para o Rio e lá fizemos o lançamento da PRISMARTE entre outras revistas alternativas. Foi nessa viagem que conhecemos EDGARD GUIMARÃES, editor do alternativo de quadrinhos QI (Quadrinhos Independentes).

Essa é um pouco da história JORGE LUIZ na PADA. e peço, quem leu esse artigo tiver o conhecimento do paradeiro dele, contatemos pelo e-mail pada.prismarte@gmail.com.

Obrigado pela atenção da leitura!






Comentários