ROSTAND PARAÍSO, LITERATURA E QUADRINHOS SEM PRÉ CONCEITO

 Falecido em junho deste ano de 2019, o escritor e cardiologista ROSTAND PARAÍSO, que nunca se envergonhou de dizer que lia histórias em quadrinhos, foi um dos maiores colecionadores pernambucanos, que tive o prazer de conhecer.  Um exemplo de uma grande nome da literatura Pernambucana, que tinha a cadeira 14 na ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS e era também era membro SOCIEDADE BRASILEIRA DE MÉDICOS E ESCRITORES.

Anos após o Boom dos quadrinhos, com o lançamento da Grafhic Novel do Batman nos anos 90, década onde acendeu o interesse do público leitor e da impressa e de outros setores pelas histórias em quadrinhos. Nesse período sugiram jornalistas especializados no assunto em cada jornal, que escrevia sobre lançamentos nacionais e internacionais, publicações locais, e também colecionadores e fãs de quadrinhos.

Em Recife, dois grandes colecionadores de destacavam, pelas suas imensas coleções de raras publicações: FRANCISCO TAVARES e ROSTAND PARAÍSO. Ambos tive o prazer de conhecer, em tempos diferentes. Francisco Tavares conheci entre aos meus 18 há 20 anos de idade, após uma visita a CEPE (Companhia Editora de PE), que fui em busca de orçamento e deparei com esse, já idoso, gentil e prestativo, que culminou na publicação nas publicações da PADA no SUPLEMENTO CULTURAL. Nos anos em que tinha saúde, frequentávamos sua residência para falar de quadrinhos e vê suas publicações.

No caso de Rostant Paraíso, que é o motivo deste artigo, quero deixar meu agradecimento a Braga Câmara (ilustrador e quadrinistas), que juntamente com os outros amigos, que faziam parte da PADA, entre os anos 2010 e 2012, nos levou a conhecer ROSTAND antes de seu falecimento.

O Recife na Segunda Guerra Mundial
Nessa visita maravilhosa, além de ter prazer de conhecer ROSTAND, também fomos presenteados com o livro O RECIFE E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, por ele escrito, entre outras obras, publicada pela EDITORA BAGAÇO e teve essa edição de 2003. É interessante que em 2003 foi o ano que voltamos a publica a PRISMARTE, após quase 10 anos sem ser publicada.
O livro O RECIFE E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL foi para mim um grande presente, até mesmo porque sou um pesquisador, entusiasta, da 2ª Grande Guerra Mundial e tenho diversos livros sobre esse momento histórico.

O livro, O RECIFE E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, conta a período histórico com registros de fatos econômicos, político e culturais do Recife em pleno período da 2ª Guerra Mundial, com sua visão de criança, porque Rostand tinha cerca de 11 anos de idade quando iniciou a guerra e narra seus 5 anos alinhado com esses relatos e fatos.

Outro livro, e faz jus a sua admiração pelos quadrinhos é MÁGIA DOS QUADRINHOS, publicado em 2008, também publicado pela EDITORA BAGAÇO, que apesar de não tê-lo, já tive o prazer de tê-lo folheado. No prefácio ele escreveu:
“Os quadrinhos são uma das minhas paixões. Sentindo-me – pelo muito que eles me proporcionaram – em débito com eles e comigo mesmo, vinha, há tempos, cogitando reunir, em livro, tudo o que, aqui e ali, já escrevi sobre o assunto. Seria, para os aficionados, uma volta ao passado, um reencontro com as histórias que marcaram época. E, para os iniciantes, uma espécie de manual, onde seriam encontrados dados referentes não só às histórias em si, mas aos desenhistas e roteiristas que, com extraordinária habilidade e imaginação, as criaram. O livro é, pois, fruto dessa ideia, que, afinal, passa a ser concretizada. É evidente que foi em cima de trabalhos e livros já publicados que a maioria das informações aqui registradas foi obtida. Muitas, porém, resultaram de minhas próprias observações, sempre atento aos menores detalhes dos desenho e à criatividade e inteligência dos textos..”

ROSTAND PARAÍSO deixou viúva a esposa Célia Paraíso, de 83 anos, além de uma filha, quatro netos e dois bisnetos. Faleceu, na madrugada desta quarta-feira (10), aos 89 anos ele estava internado no Hospital Português, no bairro do Paissandu, área central do Recife, desde a manhã da terça-feira (9), quando chegou à unidade de saúde, após ter passado mal.

Aqui deixo meus sinceros agradecimento a ROSTAND PARAÍSO que entre viveu entre a literatura escrita e o literatura em quadrinhos, e escreveu maravilha sobre os quadrinhos, e a mim e  outros conscientes autores nos serviu de incentivo a continuar escrevendo e publicando quadrinhos.

Livros publicados:
– “Antes que o tempo apague”. Comunicarte, 1993 e 1996;
– “Tantas histórias a contar….”. Comunicarte, 1994;
– “O Recife e a II Guerra Mundial”. Comunicarte, 1995 e Bagaço, 2003;
– “Esses ingleses….”. Bagaço, 1997 e 2003;
– “Cadê Mário Melo…”. Comunigraf, 1997;
– “A indefinível cor do tempo”. Bagaço, 1998 e 2005;
– “A Esquina do Lafayette e outros tempos do Recife”. CEPE, 2001;
– “A velha Rua Nova e outras histórias”. Bagaço, 2002;
– “Charme e magia dos antigos hotéis e pensões recifenses”. Bagaço, 2003;
– “A velha senhora”. Bagaço, 2004;
– “Livros, livreiros, livrarias”. Bagaço, 2006;
– “Fuxicos Literários: a Boêmia dos Cafés”. Bagaço 2007
– “A magia dos quadrinhos”. Bagaço, 2008.
– “O vendedor de livros”. Bagaço, 2010.

Comentários