VIII Feira Asgardiana com quadrinhos na Educação, Cultura POP e encontro de amigos



VIII Feira Asgardiana realmente se tornou um evento prazeroso para mim, não por causa de comercio ou por conta de algum prestigio, se é que tenho algum, mas por conta do encontro entre amigos, artistas. Seja nonos autores ou veteranos ou de "super veteranos" (vou classifica assim também). Graças a iniciativa de Orlando do Patrocínio(Odin), proprietário da Banca Gaurarapes(Asgard) esse evento, que duas vezes por anos é hoje um roteiro imperdível dos leitores de quadrinhos. Além de se tornar uma ótima vitrine dos autores de quadrinhos e PE.

A PADA foi reunido em 3 meses, com 3 produtos diferenciados:
A  minha mesa leveis dois laçamentos da Prismarte esse ano. A Prismarte #65, Pátria Amada escrito por José Valcir e desenhado por Fábio Cassiano(capa da edição), que foi na década de 2003, e volta como um clássico da Prismarte nesse ano. A segunda hq, O Alvo Errado, com o tema mais atual, e mais político e menos social, mas que também trata de fatos históricos do Brasil dos últimos 5 anos, como pano de fundo, trata-se da 2ª história da série Themys, um justiceiro mascarado, que faz justiça com suas próprias mãos, castigando políticos e empresários corruptos. Criado em 2015, Por mim (Milson Marins) e Mauro Baribieri(SP). Nessa história segunda história da série, escrita e desenha por mim (Milson Marins) e arte-finalizada por Arnaldo Luiz, a segunda história de Themys, que vai em busca do maior político corrupto do Brasil (até o anos de 2015 que é o período que se passa essa história).

Mas o destaque da PADA nesse mês de Feira Argardiana foi a novíssima Prismarte #66, que retorna com o agente secreto Amaro Camarajipe, agora nos traços de Sandro Marcelo(PE), que também ilustrou a capa da edição, e com o tradicional roteiro de Marcelo Schmitz(PE), com história “O Ataque dos Homens (e do homo) Bomba”.

Inclusive, Marcelo Schmitz esteve no evento e tivemos ao lado a presença de Sandro Marcelo com seu universo de publicações, e até autografou alguns exemplares da Prismarte #66.

Como essa edição é dedicada ao humor, segue a edição com a estreia da Maria Cabaré na Prismarte, com um a coletânea de tiras “Um dia na Vida da Maria Cabaré”, sobre o traço de Rei (Reinaldo Carvalho). Finalizando a edição, “Cão Fusões e outras Tolices”, escrita por Arnaldo Luiz e desenhada por Marcos Froes, (integrante da PADA nos anos 90). Com o selo 30 Anos + 3. O fato curioso desta hq, é que é a única história, cujo o personagem, O Minotauro, criado por Arnaldo Luiz, foi desenhada pela primeira vez por um autor que não foi o criador da série.

A na terceira mesa, tivemos a honra da presença de Eduardo Schloesser, que vem representando a 2ª edição da Graphic PADA do Zé Gatão, editada em 2015 por Leonardo Santana e diagramada por Sandro Marcelo. Além da maravilhosa obra A Vida e os Amores de Edgar Allan Poe, que ele fez em parceria com R. F. Lucchetti, da editora Sebo Clepsidra.

A novidade, foram as camisas e canecas de polipropileno do personagem Zé Gatão de Eduardo Schloesser que acompanhou o tema do álbum de 53 páginas Graphic PADA do Zé Gatão.

Na terceira mesa Marco Lopes, que veio representando As Aventuras do Zé Coruja #8, com a 2ª parte da trilogia Fúria de Tantãs 2, Escrita por Arnaldo Luiz e desenhada pelo criador da série Marcos Lopez, a “rixa” que se iniciou na edição anterior tem aqui uma continuação muito cômica onde o Zé Porco, um especulador imobiliário, resolver construir uns prédios nos terrenos dos três lobinhos (uma alusão invertida dos 3 porquinhos), mas os mesmos não querem vender. Zé Porco (como porco que ele é) resolve tomar a força. Sabendo desta injusta tentativa de expulsar os Lobinhos o Zé Coruja entra em ação. Além desse lançamento, também estavam as edições anteriores das Aventuras do Zé Coruja, desde o numero #01 #7.

Enfim, essa feira contou com presença dos nomes do quadrinhos pernambucanos, como Pedro Ponzo, Luciano Félix, Sandro Marcelo, Marcelo Schmitz, André Balaio e outros.


O tema dos “Quadrinhos na Educação”, que teve como palestrantes:
Prof. Fábio Paiva, autor do livro “Histórias em Quadrinhos na Educação”, Prof. Bruno Alves, formado em Comunicação pela UFPE, é envolvido nos mais projetos de histórias em quadrinhos e é o autor do personagem Severino, publicado na Prismarte #64 e Prof. Thiago Modenesi – pesquisador de HQs com a dissertação de mestrado, depois transformada também em livro com o título Educação para Abolição: Charges e Histórias em Quadrinhos no Segundo Reinado, e ganhou o troféu HQ Mix em 2012.

Mais uma vez agradecemos a Orlando, que nos recebe tão carinhosamente por mais essa oportunidade.

Comentários