Parabéns o aniversariante Zenival, e aos fomentadores do quadrinhos em PE

Desenho de Zenival, que fiz a pedido de Carlos Araújo

Hoje (17/04/2019) é o aniversário de Pedro Zenival. É melhor ser sincero. Não sou muito bom de lembra aniversários, mas, graças o facebook, que me lembra, posso através do próprio facebook congratular os amigos. Mas reservei essa publicação para homenagear Zenival, que além de um bom artista, sempre foi um bom incentivador, um bom amigo, mesmo sem muito contato, como sempre se acredita que são forjadas as amizades, ele tinha boas palavras de incentivo.

Lembro, quando mais jovem (17 anos creio), fui visitar a CEPE (Companhia Editora da PE) após conversar com uma vizinha de minha mãe, que era carinhosamente chamada de Zinha (hoje falecida), que trabalhava como secretária nessa gráfica do Diário Oficial. Fui em busca de publicar quadrinhos, mas encontrei, o que hoje é mais que eu almejava.

Francisco Tavares e seu filho Ricardo
Nessa visita, de uma só vez, encontreis três pessoas que me influenciaram e mudaram o rumo da minha história. Há principio conheci Francisco Tavares, um editor de livros e até quadrinhos, que também era dono de uma das maiores coleções de quadrinhos de PE. Várias vezes em visitas a sua casa em Boa Viagem, podemos apreciar autores e conceitos de qualidade. Tavares foi também um grande incentivador e nos inspirou muito sua grande coleção. Não lembro a data de seu falecimento, mas deixou muita saudade.

Também conheci Lailson de Holanda, nesse mesmo dia (depois fui levar o grupo PADA a conhece-los), que na época do governo de Jarbas Vasconcelos, foi diretor industrial da CEPE, que recentemente foi dignamente homenageado na VII Feira Asgardiana (13/04/2019). Lailson também nos ajudou muito com incentivos e conselhos realistas, e ao longo dos anos ele passou a ser um  padrinho da PADA. Seus conselhos sempre foram pontuais e objetivos e transformadores.

Capa do Suplemento Cultura totalmente
ilustrada por Pedro Zenival
A terceira pessoa que conheci nessa visita a CEPE, através de Francisco Tavares, foi o Pedro Zenival. Pouco sabia sobre ele, mas depois que conheci, um dedicado ilustrador, quadrinhistas e colorista. Que na soma desta qualidades fizeram representar pernambuco em editoras do sul do pais. Foi quando conheci sua história e fui buscar a história dos quadrinhistas pernambucanos dos anos 70 e anteriores, descobri nossas raízes.

Essa visita culminou numa edição do Suplemento Cultural cujo tema foi quadrinhos. Onde fomos capa, sobre a indicação de Tavares e Lailson e com arte de Zenival, os três amigos que conheci naquela ocasião nos proporcionou esse momento marcante e inesquecível. Nessa edição ainda teve uma entrevista com Watson Portela.

E o fruto disso foi a edição da Prismarte #4, que publicamos o Bote da Cascavel, desenhada por Zenival, que também foi um marco para nós da PADA.

Por isso acredito que os autores do passado, tem muito a contribuir para os autores do presente e do futuro, simplesmente com suas histórias de vida.







Comentários

  1. Excelente matéria, Milson! Conheci o Zenival a pouco tempo e pouco sabia sobre ele, mas ficou claro que além do imenso talento é também um grande coração.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Milson, você é um bom jornalista, sabe produzir matéria de primeira, gostei! sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Eduardo Schloesser e Carlos Araujo, fico grato pelos seus comentários! Mesmo em meio as dificuldades, sempre quero produzir mais e mais. Aguardem, que vem muitas novidades por ai. Se De
    us quiser!

    ResponderExcluir

Postar um comentário